Antes de falar de Testes de Performance, você sabe o que é um teste de software e quais são os principais tipos de teste de software?
Vamos dar uma pequena resumida nisso. Os testes representam uma etapa de extrema importância no processo de desenvolvimento de software, visando checar o seu nível de qualidade. Os defeitos que um teste busca identificar incluem erro de compatibilidade, de algum algoritmo, de requisitos que não podem ser complementados, limitação de hardware etc. A lista é grande e aumenta com o tamanho do programa.
Agora sim!
Vamos abordar o tema deste artigo na seguinte sequência:
- O que é Teste de Performance ou Desempenho?
- Vantagens do Teste de Desempenho
- Ciclo de Vida do Teste de Desempenho
- Tipos de Teste de Desempenho
- Ferramentas para Teste de Desempenho
O teste de performance ou desempenho é um conjunto de procedimentos de teste que emulam o tráfego do usuário e as solicitações feitas em uma solução de software, em outras palavras é um tipo de teste de software que garante que o aplicativo esteja funcionando bem sob a carga de trabalho.
“O teste de performance ou desempenho é um conjunto de procedimentos de teste que emulam o tráfego do usuário e as solicitações feitas em uma solução de software.“
O teste de desempenho permite comparar os resultados esperados com os indicadores obtidos, determinar a velocidade das operações na aplicação, bem como a confiabilidade, estabilidade e escalabilidade do sistema como um todo. O objetivo do teste de desempenho não é encontrar bugs, mas eliminar gargalos de desempenho. Ele mede os atributos de qualidade do sistema.
Quais são as suas vantagens?
- Identificar as melhorias necessárias para introduzir o produto no mercado.
- Garantir que o software funcione corretamente, que a velocidade de carregamento de páginas ou seções é mínima e que o aumento do número de usuários ativos não prejudica o desempenho do software.
- Revelar inconsistências em diferentes sistemas operacionais.
- Validar recursos — O teste de desempenho valida os recursos fundamentais do software. Medir o desempenho das funções básicas do software permite que os líderes de negócios tomem decisões importantes sobre a configuração do software.
- Medir a velocidade, precisão e estabilidade — Ajuda você a monitorar os componentes cruciais do seu software sob pressão. Isso fornece informações vitais sobre como o software será capaz de lidar com a escalabilidade.
“O teste de desempenho permite comparar os resultados esperados com os indicadores obtidos, determinar a velocidade das operações na aplicação, bem como a confiabilidade, estabilidade e escalabilidade do sistema como um todo.”
Ciclo de Vida do Teste de Desempenho
O Teste de Desempenho começa em paralelo com o Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software (SDLC). As diferentes fases do Ciclo de Vida do Teste de Desempenho (PTLC) são:
- Levantamento e Análise de Requisitos Não Funcionais
- Estratégia de teste de desempenho
- Projeto de teste de desempenho
- Execução de teste de desempenho
- Análise do resultado do teste de desempenho
- Comparativos de mercado e recomendações
Bom, no artigo de hoje não vamos detalhar os aspectos acima. Isso ficará para um outro dia.
Tipos de teste de desempenho
Os diferentes tipos de testes de desempenho são:
- Teste de carga — Verifica a capacidade do aplicativo de funcionar sob cargas de usuário previstas. O objetivo é identificar gargalos de desempenho antes que o aplicativo de software entre em operação.
- Teste de estresse — Isso envolve testar um aplicativo sob cargas de trabalho extremas para ver como ele lida com alto tráfego ou processamento de dados. O objetivo é identificar o ponto de ruptura de uma aplicação.
- Teste de resistência — É feito para garantir que o software possa lidar com a carga esperada por um longo período de tempo.
- Teste de pico — Isso testa a reação do software a grandes picos repentinos na carga gerada pelos usuários.
- Teste de volume — No teste de volume os dados são preenchidos em um banco de dados e o comportamento geral do sistema de software é monitorado. O objetivo é verificar o desempenho do aplicativo de software em volumes de banco de dados variados.
- Teste de escalabilidade — O objetivo do teste de escalabilidade é determinar a eficácia do aplicativo de software na escalabilidade vertical para suportar um aumento na carga do usuário. Ele ajuda a planejar a adição de capacidade ao seu sistema de software.
Agora, se você quiser realizar qualquer um desses testes em seu servidor, precisará de diferentes tipos de ferramentas compatíveis com seu plano de teste. Vamos dar uma olhada em algumas das ferramentas de teste de desempenho importantes.
Ferramentas para teste de desempenho
O mercado está cheio de uma série de ferramentas para gerenciamento de testes, testes de desempenho, testes de GUI, testes funcionais, etc. Por isso sugerimos que opte por uma ferramenta sob demanda, fácil de aprender de acordo com suas habilidades, genérica e eficaz para o tipo de teste necessário. Vamos dar uma olhada nas 10 principais ferramentas de teste de desempenho:
- LoadNinjaName
- Apache JMeter
- WebLOAD
- LoadUI Pro
- Carregar Visualização
- NeoLoad
- LoadRunner
- Silk Performer
- AppLoader
- SmartMeter.io
Estas são apenas algumas das ferramentas para efectuar testes de desempenho. A escolha da melhor ferramenta depende do seu sistema, da sua arquitectura, linguagem e do cenário específico.
Na VOID utilizamos uma arquitectura de microserviços para grande parte dos nossos produtos, que estão pensados para escala, o que significa que podem comportar milhões de requisições por hora. Para garantir esta performance efectuamos regularmente testes de performance, assim como outros tipos de testes.
Com isto chegamos ao final do artigo. Esperamos que tenham gostado e tenham tido uma ideia sobre as diferentes fases envolvidas nos testes de desempenho. Fiquem atentos aos próximos temas!