Prototipagem como ferramenta para desenvolvimento de software

Existem várias fases no processo de desenvolvimento de software e todas estas são importantes para o produto final. Algumas destas fases são exclusivamente da equipa de desenvolvimento (programadores), outras fases são ligadas à pesquisa, gestão e design do produto que será desenvolvido. 

A prototipagem é uma destas fases de desenvolvimento. Ela consiste em desenhar um protótipo do produto que será entregue aos programadores e estes, por sua vez, utilizarão do mesmo como referência para o fluxo da plataforma, o design visual e de interacção da mesma.

A prototipagem é importante neste processo porque ele permite com que todos os stakeholders e a equipa de desenvolvimento tenham uma visão clara de como o produto deve ser e como ele vai responder às questões de negócio e técnicas dentro do ecosistema em que ele está inserido. Os protótipos também permitem com que a ideia do produto seja testada mesmo antes do desenvolvimento do mesmo. Esta última é de grande importância porque ela garante que se encontrem falhas nos fluxos e nas formas como foram construídas as interfaces antes que o produto venha a ser desenvolvido. Ter essa informação antes de se desenvolver o produto é crucial não só porque informa a equipa sobre o que deve ser melhorado mas reduz significativamente o tempo de desenvolvimento do produto, sendo que encontrar as falhas ao meio do processo de programação faz com que a equipa tenha de fazer as alterações nessa etapa do processo, o que não é tão sustentável como fazer as alterações na fase da prototipagem.

Existem diferentes formas de prototipar um produto digital, desde a criação de wireframes de papel ou esboços até aos protótipos de alta fidelidade. Cada um destes servem à propósitos diferentes. 

  1. Wireframes de papel: estes são feitos utilizando papel e caneta, mantendo o custo da prototipagem barato e também forçando que haja uma rápida iteração do produto. Este tipo de protótipos é geralmente útil para rapidamente pensar nas diferentes formas como o produto pode resolver determinados problemas, os tipos de funcionalidades que este terá e ajuda a tomar decisões-chave sobre o que o projecto deve incluir.
  1. Protótipos de Baixa Fidelidade: Estes são normalmente tidos como o esqueleto 2D do produto, apresentando as funcionalidades do mesmo, focando no fluxo de navegação do mesmo, como as telas se relacionam uma com a outra. É um tipo de protótipo que encoraja aos intervenientes a dar feedback sobre a funcionalidade do produto e não se distrair com seus aspectos visuais, uma vez que estes são muito limitadamente representados. Na VOID, utilizamos o Adobe XD para fazer este tipo de protótipos. 
  1. Protótipos de Alta Fidelidade: Aqui temos todos os elementos que vão fazer parte do produto final. Todos os elementos visuais, as interacções, os fluxos. Protótipos da alta fidelidade são uma representação fiél do que se pretende que seja o software que a equipa de desenvolvimento irá produzir. Não só serve para alinhar todas as expectativas dentro da equipa e de todos os intervenientes do processo de desenvolvimento como também é comumente utilizado para testar junto à potenciais utilizadores para colher feedback e se perceber quais são os pontos que a equipa deve ter mais atenção e trabalhar melhor para que estes utilizadores tenham a melhor experiência possível.

Os protótipos servem, de forma geral, para visualizar o produto final mesmo que este ainda não tenha começado a ser desenvolvido. Ele serve para alinhar também a visão dos stakeholders sobre o projecto, gerindo as expectativas de forma mais sustentável. Serve para testar junto aos utilizadores a viabilidade do mesmo e ajudar a melhorar a experiência que estes terão com o produto final.

Recentemente, com o nosso projecto da Sonil, tivemos uma sessão de pesquisa do utilizador junto aos futuros utilizadores da plataforma que estariamos a desenvolver. Durante o processo, desenvolveram-se protótipos para testar com estes utilizadores, tendo em conta que as pessoas que viriam a utilizar a plataforma tem uma baixa literacia digital. Utilizamos os protótipo de alta fidelidade para os testes e tivemos feedback sobre o funcionamento do mesmo e de como estava a ser a experiência de cada uma das pessoas que testou o protótipo. Com essa informação, fomos capazes de fazer melhorias e desenvolver um produto que melhor respondesse às necessidades destes utilizadores. Agora o software está em utilização e o processo de design e desenvolvimento continua, alimentado pelo feedback que a nossa equipa recebe e utiliza para melhorar o produto e tornar a experiência destes utilizadores cada vez melhor.

Os protótipos são a ponte entre a visão e o produto final. Eles juntam as diferentes partes da equipa e fornecem claridade sobre a direcção que o desenvolvimento dos produtos devem levar. É o ponto de convergência de todas as conversas sobre o produto, deste a parte de experiência do utilizador, negócios e tecnologia. 

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